quinta-feira, 9 de junho de 2011

Prefeitura de Senador Canedo Investimentos em saúde

Na última quarta-feira (25), a secretária Gercilene Ferreira, a Branca, esteve em Brasília, acompanhada por autoridades goianas, para uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Durante o encontro a representante canedense discutiu uma série de projetos de interesse regional, além de acertar os detalhes da visita que o ministro fará à cidade na segunda quinzena de junho.

Entre os principais projetos pleiteados pela gestora está a implantação da unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal na Maternidade Aristina Cândida; a construção de um Centro de Apoio Psicossocial especializado no tratamento de dependentes químicos (CAPS AD) e a implantação do serviço especial de mastologia. Na ocasião também foi avaliada a possibilidade de implantação da Rede Cegonha na cidade. Lançado recentemente pela presidente Dilma Rousseff, o projeto engloba um conjunto de medidas que visa proporcionar atendimento adequado, seguro e humanizado às gestantes e recém nascidos.

Em Senador Canedo a Prefeitura já realiza ação semelhante, por meio do Projeto Amar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Atenção à Mulher (Semasam). Se efetivado o Rede Cegonha passaria a ser coordenado pela Saúde, com uma configuração diferenciada e estrutura capaz de atender toda a região do entorno.

A secretária explica que a cidade dispõe atualmente de praticamente todos os pré-requisitos necessários para trazer a Rede Cegonha, entre eles uma maternidade moderna e equipada, e 100% de cobertura do Programa Saúde da Família. Branca afirma que está otimista e acredita que o projeto possa começar a funcionar em aproximadamente três meses.

A gestora destaca ainda a importância do serviço especial de mastologia. Ela lembra que a rede municipal já conta com um aparelho de mamografia, contudo é necessária a criação de um mecanismo que ofereça maior assistência às mulheres com diagnósticos de câncer de mama. Com o novo programa a Saúde passaria a ter a capacidade de detectar, avaliar e realizar procedimentos de média complexidade.

PioneiroNo encontro com a secretária o ministro Alexandre Padilha reconheceu o pioneirismo de Senador Canedo, em um programa que poderá ser lançado nacionalmente pelo governo federal, que é o tratamento de ortodontia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Branca a expectativa da administração municipal é de que durante a passagem pela cidade o ministro sinalize positivamente para os novos projetos. A agenda de sua visita inclui a inauguração da unidade de Saúde da Família (PSF) São Sebastião, localizada no Residencial Dona Lindu; e a assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Nenhum comentário: