terça-feira, 6 de julho de 2010

A chegada do Pentecostes ao Japão


Assembleias de Deus do Japão
Nihon Assenburiizu obu Goddo Kyodan

Do Pentecoste ao período da II Guerra.


Photobucket
ADJ - Tokyo

As Assembleias de Deus estão oficialmente no Japão desde 1913; este é seu portal digital com endereços de 200 igrejas. Ao procurar sua história, deparamos com um excelente artigo acadêmico publicado em inglês por Masakazu Suzuki. Demandou três dias a tradução com conclusão prevista e realizada no feriado de carnaval de 2008. Enquanto o mundo sambava, traduzimos um arquivo de 29 páginas, contendo parte substancial dos primórdios do pentecoste no Japão, para homenagear a comunidade evangélica japonesa e o Centenário de sua imigração para o Brasil comemorado em 2008. Agradeço a gentileza do Pastor Masakazu Suzuki, em ter concordado com a tradução de seu texto, publicado pelo Seminário assembleiano Ásia Pacífico com sede nas Filipinas. João Cruzué


"UM NOVO OLHAR NA HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PERÍODO ANTERIOR À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL"


AUTOR: MASAKAZU SUZUKI

Tradução: João Cruzué

1. INTRODUÇÃO

"Existem dois livros publicados sobre a historia das JAG-Assembleias de Deus do Japão. Um foi escrito em comemoração ao 30º ano da fundação do grupo e o outro por ocasião do seu Jubileu de Ouro. A descrição do segundo livro é quase a mesma do primeiro. Ao ler os dois tive a impressão de que alguma coisa estava incompleta, pois havia ambiguidade neles; parecia como se alguma coisa a mais estava faltando do apenas detalhes. Em resposta, com minha pesquisa esperava conseguir um pouco mais de clareza nessa história. Mas fiquei perplexo ao encontrar outros incidentes significativos, os quais na verdade aconteceram mas foram completamente excluídos dos dois livros de história publicados pela JAG.

O propósito deste artigo é oferecer um esboço sobre os missionários do Pentecoste a fim de examinar a historiografia das JAG - Assembleias de Deus do Japão e propor uma estrutura para o período histórico do pré-guerra o qual poderá ser usado como ajuda para entender nosso exame futuro desta história.

Veja o texto integral aqui: O Japão para Jesus



Nenhum comentário: