quinta-feira, 8 de julho de 2010

Blogs Evangélicos - Oficina de jovens escritores na Internet

POR QUE LUTERO FOI TÃO LONGE?

Photobucket
Joseph Fiennes - no papel de Lutero
João Cruzué

Assisti ao menos umas cinco vezes o filme "Lutero" e decidi compartilhar, hoje, com você, as impressões que tive sob um ângulo diferente. O caminho seguido por Lutero foi o mesmo que tantos outros santos homens trilharam e prosperaram sob a boa mão de Deus, com uma diferença: Lutero gostava de escrever.

Martinho Lutero, Oswald Smith, Carey, Wesley, Cho, Watchman Nee e um outro "Lutero", Martin Luther King, eram homens que oravam, pensavam, falavam, mas escreviam.

A Reforma Protestante aconteceu, primeiro, pela vontade de Deus. Depois, pela força dos livros e dos tratados escritos por Lutero. Roma não pode conter suas idéias porque elas foram para o papel. E dali para as mãos dos príncipes alemães. O homem certo no tempo certo. Nascia, naquele tempo e lugar, a imprensa, o recurso tecnológico que Deus permitiu que os homens o descobrissem para espalhar o Evangelho. A Bíblia o livro que "batizou" a Imprensa.

Deus fez o mundo pelo poder da palavra. Jesus o filho de Deus é o verbo encarnado que através do Seu Evangelho reconcilia os homens com o Pai, também pela força das palavras. A fé vem pelo ouvir e atrevo-me a concordar que também vem pelo ler.

Se você deseja impactar o próximo, fale; mas se deseja impactar o mundo: escreva. Michelângelo o grande pintor italiano chegou a levar algumas bengaladas do Papa Júlio II, porque demorava entregar a decoração da Capela Sixtina. Começou em 1508, e mostrou o resultado ao Papa no dia de Finados de 1512. Foi algo assombroso. Da mesma forma, as palavras escritas também podem ser obras de arte, sob a inspiração do Senhor.

A palavra falada pode alimentar por um dia, um mês, talvez durante um ano. Mas se se converter em um texto, poderá atravessar decadas, séculos, milênios e alcançar bilhões. Eu preciso agradecer a Deus todos os dias pela Bíblia. Um livro que lveou séculos para ser concluído e a mão inspirada de cerca de 40 homens.

Curiosamente, em meus dias, tenho visto a dificuldade em convencer os amigos de fé, santos homens de Deus, que ainda não consideram a Internet séria o bastante para publicar textos de reflexões e estudos. Se Deus cuidou para que a Imprensa estivesse à mão de Lutero, eu sei que o projeto mais perfeito que até hoje foi disponibilizado para levar o Evangelho aos quatro cantos do mundo, sem custos ou com poucos recurso, tem, sim, a boa mão de Deus em seu desenho.

Lutero não desperdiçou a Imprensa. Você que tem prazer em estudar a Palavra de Deus, é mestre na sua Igreja e tem o respeito de muitos, não desperdice a oportunidade. Em 1905, o fogo do Pentecoste lavrava pela Califórnia. O movimento pentecostal estava restrito à Rua Asuza. Então, um jornalista foi escalada para cobrir os fatos. Chegou, desdenhou e escreveu. Escreveu que William Seymour era um doido falando para um bando de gente fanática. No outro dia saiu no jornal poucas e boas que o jornalista escreveu. E no mesmo dia, um grande Terremoto sacudiu São Francisco, mal o jornal chegava nas mãos dos leitores. E aquele texto desaforado, preconceituoso, zombeiteiro, teve um efeito contrário. Ele representava a consciência desviada de um povo nascido em berço cristão. E a zombaria deu lugar ao temor de Deus, e os fanáticos passaram a ser reconhecidos como homens de Deus. E as ondas do abalo daquele pentecostes varrerram o mundo em poucos anos.

Se você quer impactar na sua Igreja, fale. Se deseja impactar o mundo, escreva e publique na Internet. Existem três grandes Associações de Blogueiros Evangélicos no Brasil. A UBE - União de Blogueiros Evangélicos, a CNBC - Comunidade Nacional de Blogueiros cristãos e a ABC - Associação de Blogueiros Cristãos. Todas elas têm interesse em ajudar você a publicar conteúdo cristão na NET. Anime-se, estamos preparando hoje os escritores prediletos da geração cristã de amanhã. Ela merece ler coisa melhor que textos de autores ímpios e anti-cristãos.

Nenhum comentário: