segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Curso de Blog para Evangélicos


Agenda 2012


Acenda uma luz na escuridão
João Cruzué

INTRODUÇÃO - Há algum tempo tenho ensaiado alguma coisa neste sentido para compartilharconhecimento e tecnologia para incremento da publicação de conteúdo cristão de contraponto na Internet. Meu conhecimento ainda não é tanto, mas vem desde 2004 quando comecei a publicar textos em blogs gratuitos. Espero com isso aumentar a consciência de muitas lideranças evangélicas para investir no quinto poder - fonte de informação das próximas gerações.


VISÃO - Os formadores de opinião da sociedade brasileira são majoritariamente anti-cristãos. Eles são editores, redatores, jornalistas, escritores, proprietários de jornais e revistas tops que, via de regra, discriminam Igrejas, pastores e crentes. Por outro lado, a influência evangélica hoje se resume a menos de meia dúzia de pessoas. Ainda não fizemos ouvir a nossa voz na sociedade apesar de 20 milhões de crentes. Este é o nosso desafio: produzir um processo de mudança.

MISSÃO - Atuar no meio evangélico para conscientizar suas lideranças a participar de um processo de mudança. Este processo pode ser iniciado por um aumento na publicação de conteúdo cristão na Internet usando blogs como instrumentos de trabalho. Com o aparecimento das "lanhouses" e a gratuidade das plataformas de criação de blogs, toda liderança das áreas de louvor, ensino, ministério pastoral, profissionais liberais, empresários e estudantes evangélicos são blogueiros em potencial.

OPINIÃO - para escrever é preciso disciplina e paixão. A vantagem de um blog é a facilidade de sua criação, gratuidade de publicação e um grande poder de comunicação. Não é preciso ter conhecimentos técnicos em TI para publicá-los, apenas um bom investimento em criatividade e o zelo pela língua portuguesa deve ser buscado, pois um texto agradável e sem erros mostram respeito ao leitor. Isso é nenhum complicador, mas um desafio. Na verdade, a maioria dos grandes escritores tiveram dificuldades e um começo simples. Depois avançaram no conhecimento da língua e na arte de trabalhar com as palavras. Se eles conseguiram isso com disciplina, estudos e horas de revisões, nós também podemos.


CONCLUSÃO - A próxima geração de leitores de qualquer pátria e idioma vai usar a Internet como fonte básica de informação. Nós precisamos trabalhar para um presença maciça por lá. Uns fazem isto por vanglória, mas nós vamos fazê-lo para a glória de Cristo e para abençoar a sociedade brasileira.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

"Algumas coisas nunca mudam, outras se recusam a mudar.

Mas graças a Deus nós podemos mudar para melhor"


(Parafraseando "Matrix")
---------------------------------------------------------------------------------------------------




SP 13.dez.2009

cruzue@gmail.com

Nenhum comentário: