quarta-feira, 17 de junho de 2009

Promotoria pede dissolução da Igreja da Cientologia na França


PARIS — O tribunal correcional de Paris vai se pronunciar em 27 de outubro no processo contra a Igreja da Cientologia, acusada de fraude e formação de quadrilha no julgamento que terminou nesta quarta-feira.

Desde 25 de maio, seis membros da organização qualificada de seita por um relatório de 1995 elaborado pelo parlamento francês comparecem ante o tribunal para responder às acusações.

O promotor pediu a dissolução da Associação Espiritual da Igreja da Cientologia - Celebrity Centre (ASES-CC) e sua biblioteca, alegando o uso de "sucessivas manobras fraudulentas de maneira consciente e planejada". Também pediu o pagamento de uma multa de 150.000 euros, quatro anos de prisão para os responsáveis e cinco anos de privação de seus direitos civis.

A Igreja, por sua vez, alega inocência e denuncia um "professo por heresia". Seus advogados também acusam os poderes públicos de querer queimar os livros relativos à Cientologia.

"Ao invés de dissolver a Igreja da Cientologia, peço que sejam dissolvidos os preconceitos e as idéias preconcebidas", declarou o advogado de defesa.

Fonte: AFP

Nenhum comentário: