quinta-feira, 28 de maio de 2009

Informação digital - esta é a nossa vez!


"Para ser uma estrela,
primeiro você deve acender uma luz"
(Joao Cruzue)

João Cruzue

Aos Blogueiros Evangélicos

Não sei se você já notou, mas as grandes empresas jornalísticas, tanto no mundo quanto no Brasil estão fechando seus Balanços (ou as portas) com grandes prejuízos. Por exemplo: em São Paulo existia um famoso jornal de finanças chamado A Gazeta Mercantil. Um prédio enorme em Santo Amaro, próximo ao Hotel Transamérica. Saiu hoje na imprensa que a partir de 01 de junho ele deixará de ser publicado. Isto acontece no mundo inteiro.

A imprensa tradicional, impressa, está falindo. Por que?

Porque a nova geração de crianças e teens se atualizam diante de um computador - pela via digital. Aqui está o problema: As empresas jornalísticas ainda não descobriram como ganhar dinheiro com publicidade virtual. Com exceção do Google, que investiu nisso e vai muito bem, o restante está amargando prejuízos e podem não sobreviver.

Antes todo mundo comprava o jornal ou a revista na banca da esquina para ler o que o grande jornalista escrevia. Hoje o grande jornalista está sendo substituído por você e por mim. Nós, as pessoas comuns, temos gratuitamente o mesmo acesso e as mesmas ferramentas para publicar o que vemos, sentimos e queremos. Com isso, a informação se democratizou e eles perderam prestígio e leitores.

Nós fazemos as reportagens de hoje. Nós publicamos as poesias do cotidiano. Nós comentamos, evangelizamos, emitimos opiniões, esbravejamos, reividincamos, reclamamos, informamos e repassamos o que acontece hoje. Com isso mais e mais leitores lêem o que escrevemos e começam a ter um compromisso de fidelidade conosco.

Nossa hora é agora. Continue investindo no seu talento. Seja fiel ao seu leitor. É engano achar que ainda não tem qualificações - antes de tentar, experimentar e gostar. Aquilo que você vê e sente é interessante para os leitores. É muito importante trabalhar este seu lado subjetivo.

A sabedoria está, não em pensar que seja o dono da verdade, mas em se informar bem, melhorar na gramática, na ortografia, na concordância, na oração para produzir uma boa informação. Isto compromisso de fidelidade com o leitor. Informar com simplicidade, com conhecimento da realidade, seja o que acontece em uma vila ou na Metrópole.

Se você tiver este respeito por por seus leitores, essa responsabilidade, esta seriedade, esta disciplina, este "sempre-melhorando", ainda que eles sejam poucos no começo, ao perceberem seu compromisso, eles serão fiéis leitores do seu Blog, do seu Site.

A fonte da notícia em língua portuguesa ou espanhola do dia de amanhã estará em seus olhos e e ouvidos. A UBE está aqui discretamente para dizer que você é o futuro da informação. Você faz parte de uma revolução digital; da democratização digital da informação. O agente principal.

Trocando em miúdos: você está substituindo a imprensa tradicional. Nós, o povo evangélico, precisamos estar conscientes disso. A União de Blogueiros Evangélicos tem uma visão. Cada lider evangélico precisa publicar um Blog. Ministros, professores, superitendentes, profissionais liberais, estudantes, líderes de departamentos, maestros, etc. Nem todos podemos brilhar com estrelas. Mas não há como saber se não acendermos uma luz.

Que o Senhor Jesus lhe ensine, cada dia, a usar o bom tempero do Espírito para alimentar e informar com bom conteúdo dezenas, centenas, milhares, milhões e bilhões de leitores.

Isto você precisava saber. Esta é a nossa vez. Crie um blog. Desafie outros líderes evangélicos para fazer o mesmo. Eis a Terra de Canaã diante de nós. Vamos cruzar o Jordão. Vencer batalhas e tomar posse.

Nenhum comentário: