terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Renascer: Estrutura que desabou tinha cupins, dizem bombeiros

Apesar disso, corporação diz ser comum presença dos insetos na madeira. Desabamento de teto na sede da Renascer deixou nove mortos.

Os bombeiros que trabalharam no desabamento do teto da Igreja Renascer em Cristo, no Cambuci, Zona Sul de São Paulo, encontraram pedaços da madeira do telhado da estrutura com cupins no meio dos escombros. O acidente aconteceu no domingo (18), e deixou nove mulheres mortas e 113 pessoas feridas.

Apesar da presença dos insetos que desgastam a madeira, o Corpo de bombeiros afirma que não é possível determinar se isso teve influência no desabamento. "O cupim realmente existe. Em qualquer lugar que existe estrutura de madeira, existe cupim. Mas não podemos dizer que foi derrubado pelos cupins", afirmou Manoel Antonio Araújo, comandante dos bombeiros.

A sede mundial da Renascer ocupava um terreno de pouco mais de 1,6 mil m². O telhado, com estrutura de aço e madeira e telhas de amianto, cobria uma área com capacidade para 1,8 mil pessoas.

A Defesa Civil interditou nove imóveis vizinhos ao templo. Não há prazo para a liberação das construções. Oito casas e um edifício foram fechados, e seus moradores estão abrigados nas casas de parentes e vizinhos. A igreja afirmou que vai arcar com os prejuízos dos moradores afetados pela tragédia.

Excesso de aparelhos de ar-condicionado pode ter sobrecarregado teto de igreja

A grande quantidade de aparelhos de ar-condicionado encontrados nos escombros do teto do prédio pode ser uma das causas da estrutura ter sobrecarregado e desabado no início da noite deste domingo (18), segundo a Defesa Civil da Prefeitura de São Paulo.

Informações preliminares obtidas numa vistoria feita nesta segunda-feira pela Defesa Civil dão conta de uma grande quantidade de aparelhos de ar-condicionado que estavam instalados na estrutura que ruiu. Entretanto, apenas a perícia da Polícia Técnico-Científica poderá detectar o que de fato houve e o motivo pelo qual a estrutura veio abaixo.

Bancada evangélica da Câmara Municipal impediu investigação de templos

O lobby da bancada evangélica da Câmara Municipal de São Paulo impediu uma investigação das instalações de locais onde são realizados eventos com grande concentração de pessoas na cidade, revela reportagem de Conrado Corsalette e José Ernesto Credendio publicada na edição desta terça-feira na Folha.

Vereadores ligados às igrejas evangélicas –cerca de 15% dos 55 vereadores– pressionaram os colegas a fim de deixar os templos de fora da apuração da CPI do Licenciamento, há dois anos. A informação é do próprio presidente da CPI, o vereador Antonio Donato (PT).

A CPI foi criada em 2006, depois de um show do grupo mexicano RBD que deixou três pessoas mortas em uma unidade dos supermercados Pão de Açúcar. Os vereadores constataram irregularidades no local.

Para garantir que a comissão não pudesse extrapolar o acordo, foi batizada de modo a deixar claro que era restrita a "locais de reunião com lotação superior a cem pessoas, destinados a atividades comerciais, de entretenimento e lazer". No final, a CPI não investigou templo nenhum.

Ontem, moradores vizinhos ao prédio relatam ter visto operários trabalhando no telhado do edifício dias antes desabamento do teto da igreja do templo. Moradores relataram à Folha Online que um barulho parecido com o som de um rojão foi ouvido da rua de trás da igreja na última sexta-feira (16).

Por meio da assessoria de imprensa a igreja informou que "não há qualquer lógica na suposição levantada por testemunhas não identificadas ou identificáveis, dando conta que o teto do local apresentava sinais de desabamento desde a semana passada –uma afirmação que beira o absurdo".

Filha de fundadores da Renascer escapou da tragédia por 10 minutos

Por cerca de dez minutos a apresentadora Fernanda Hernandes Rasmussen, filha do casal fundador da Renascer, escapou do desabamento do teto da sede da igreja.

O trânsito salvou sua vida, e a de seu filho, David, segundo ela relatou a amigos. Fernanda se atrasou no culto e pode ver, na chegada, a sede da igreja destruída. Ainda em choque, tentou ajudar no socorro orientando bombeiros e voluntários que procuravam vítimas. O desabamento, ocorrido por volta das 19h, causou a morte de nove pessoas e deixou mais de 100 feridos, de acordo com balanço da Secretaria da Segurança.

Um dos sites da igreja, o IGospel (http://www.igospel.com.br), também homenageia mortos e feridos no acidente em sua homepage. Também abriu uma central de atendimento aos fiéis (0/xx/11/4004-4002).

A Renascer deverá montar um centro para receber doações (de alimentos, roupas e remédios, principalmente) para as famílias e as vítimas do desabamento.

Família localiza homem, e bombeiros encerram buscas em escombros da Renascer

Um homem que havia sido dado como desaparecido após o desabamento da igreja Renascer em São Paulo, na noite de domingo (18), foi localizado com vida pela família. Os bombeiros afirmam que as buscas foram encerradas.

A informação foi dada aos bombeiros pelo irmão do homem.

O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, esteve no local e disse não acreditar em mais vítimas. "É praticamente nula a possibilidade de haver mais alguém meio aos escombros", diz o secretário.

Fonte: G1 / Folha Online

Nenhum comentário: