sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Obama vai usar a mesma bíblia de Abraham Lincoln

EUA - A Bíblia Sagrada de Lincoln é um dos maiores tesouros da Biblioteca do Congresso dos EUA. Barack Obama vai ser o primeiro Presidente a usá-la na tomada de posse.

Barack Obama vai fazer o juramento de tomada de posse dos Estados-Unidos com a mão sobre a mesma bíblia que Abraham Lincoln usou na sua cerimônia, em 1861. Mais de 130 anos depois de Lincoln ter abolido a escravidão no país, sobe ao poder o primeiro Presidente negro.

Encadernada em veludo púrpura e com as laterais reforçadas em metal banhado a ouro, este exemplar da bíblia é um dos maiores tesouros da Biblioteca do Congresso dos EUA. Obama declarou-se "muito honrado" quando recebeu autorização para usar esta peça, que tem 15 centímetros de largura e 4,5 de altura. No meio da capa existe ainda uma placa metálica, também banhada a ouro, onde foi gravada a inscrição: "Bíblia Sagrada".

Obama, que será o 44º representante máximo do país, é o primeiro Presidente a usar esta Bíblia desde a tomada de posse de Lincoln, a 4 de Março de 1861.

Nenhum comentário: