terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ENTREVISTA COM PASTOR SAMUEL CÂMARA

 Timóteo 1:7
"Porque Deus não nos tem dado espírito de medo, mas de coragem, de amor e de moderação."

Lucimauro Marques Ferreira
 
É com muita alegria que damos inicio a essa serie de entrevistas,informações de forma alternada, sobre a 39ªAGO que se realizará na cidade de Vitória,capital do estado do Espírito Santo.
E para iniciar temos a honra de entrevistar o nosso amado pastor Samuel câmara,candidato a presidente da CGADB, que com toda humildade nos concedeu uma atenção exclusiva para o nosso humilde blog.

: Liderança
- Liderou a AD em Manaus (AM)
- Em 1984, foi eleito Vice-Presidente da Igreja e da Convenção Amazonense.
- Em 30 de maio de 1988, foi eleito e empossado na liderança da igreja e da convenção amazonense, em substituição ao Pr. Alcebíades Vasconcelos, que partiu para o descanso eterno.
- Em 27 de janeiro de 1997 assumiu a Presidência da Assembléia de Deus em Belém (PA), (Igreja "mãe", berço do Movimento Pentecostal no Brasil), em cerimônia realizada no Templo Central, substituindo o Pastor Firmino Anunciação Gouveia que o convidou. (É o oitavo pastor a assumir a presidência desta igreja).
- Presidente-fundador da Fundação Evangélica Boas Novas.
- Presidente-fundador da Rede Boas Novas de Rádio e Televisão.
- Pastor de honra da Convenção Estadual da Assembléia de Deus no Amazonas
- Foi Vice e Presidente da Convenção Estadual do Amazonas.
- Vice-presidente da Sociedade Bíblica do Brasil.
- 2o Secretário do Conselho Administrativo da CPAD.
- Em março de 2005 o Pr. Samuel Câmara foi eleito 1o Vice-presidente da Convenção Geral da Assembléia de Deus no Brasil, tendo a oportunidade de cooperar ainda mais para o crescimento da obra pentecostal no país.
 

: Pessoal
- Nascimento: 31 de Outubro de 1957.
- Natural: Cruzeiro do Sul (AC)
- Pais: Filho mais velho de Severo Câmara e Teresinha Duarte Câmara.
- Irmãos: 3 irmãos e 2 irmãs: Samuel (Líder da AD em Manaus), Silas (Deputado Federal)
- Esposa: Em 11 de julho de 1981, retornou a São Paulo, casando-se com a jovem Rebekah Joyce, que conhecera desde o seu tempo de estudos no seminário.
- Filhos: Philipe João (13/08/82], André Samuel (31/01/84] e Teresa Rachel (23/11/88].


: Formação
- Ainda jovem, concluiu os cursos de pilotagem de avião e música.
- Em 1974, aos 16 anos de idade, foi para o IBAD - Instituto Bíblico das Assembléias de Deus em Pindamonhangaba (SP), onde cursou Teologia, a fim de preparar-se para cumprir sua vocação ministerial. Em 1976, concluiu o seminário.
- Continuou os estudos, licenciando-se depois em Filosofia, Pedagogia na Faculdade em São João Del Rei (MG).
- Fez Direito em Taubaté (SP), concluído em Manaus (AM)


Ministério
- Nasceu em Lar Evangélico. Foi criado sob os ensinamentos de um lar cristão.
- O espírito evangelístico sempre fez parte de sua vida. Desde garoto, andava sempre com folhetos para distribuir entre os amigos. Nas escolas por onda passou, fundou vários trabalhos de evangelismo.
- Em 1979, retornou a Manaus, dando continuidade a suas atividades à frente da mocidade, Escola Dominical, Banda de Música e Coral da Igreja.
- Foi líder de juventude.
- Consagrado ao ministério pastoral com 19 anos.
- Em 1980, foi ordenado ao ministério pelo Pr. Alcebíades Pereira Vasconcelos, como pastor-auxiliar da Assembléia de Deus em Manaus, sendo designado inicialmente para o campo de Puraquequara (AM), um vilarejo de ribeirinhos, no interior do estado.
- Pastoreava uma igreja em Pirassetá (AM), quando foi chamado para iniciar o Seminário Teológico em Manaus.
- Nesse período (1984], pilotou um hidroavião, adquirido pela igreja, com o fim de realizar visitas periódicas aos campos do interior do estado, de difícil acesso.
- Serviu como pastor em Manaus durante 18 anos (9 como Vice-Presidente e 9 como Presidente da Igreja e da Convenção Estadual).
- Em Manaus teve e tem um grande e especial trabalho com missões e missionários.
- Obedecendo à clara direção de Deus, o Pr. Samuel deixou a igreja em Manaus para assumir a liderança da Igreja-mãe. É, portanto, o oitavo pastor, sucedendo ao Pr. Firmino Gouveia. Na Igreja de Belém (PA), veio para trabalhar como líder, entretanto com o líder anterior ao seu lado.


Autoria
- Articulista na revista "Manual do Obreiro" da CPAD.
- Desde 16 de dezembro de 2000, tem escrito regularmente artigos no Jornal O Liberal — periódico de maior tiragem e circulação no Norte do País —, sempre aos sábados.
- Livros:
"Administração Eclesiástica" (com Nemuel Kessler) - CPAD
"Bíblia e Jornal" - CPAD (Contendo mensagens de edificação e ajuda Espiritual) (Lançamento em 04/03/2003].


Realização
- Em 1980 o Pr. Samuel fundou o Instituto Bíblico da Assembléia de Deus no Amazonas (IBADAM).
- Aquisição de Hidroavião para visitar campos do interior do Estado. (Ele mesmo pílotava).
- Aquisição da Rede Boas Novas (Veja Desafio abaixo).
- Sob seu pastorado, a igreja saltou para mais de 370 templos, uma prova do grande trabalho realizado.


: Desafio
- Dotado de um espírito empreendedor, conduziu a igreja a grandes desafios.
- Em março do mesmo ano da posse, o novo pastor descentralizou as atividades pastorais, sociais e administrativas da Igreja em Belém em nove áreas, chamadas de Distritos e, sobre cada uma, colocou pastores e evangelistas de que a igreja dispunha.
- Entendeu que já era o momento de a igreja ter uma emissora de rádio para melhor atender às igrejas mais distantes da Capital do Estado. No seu entender, chegara o grande momento de deixar de sofrer as humilhações pela qual passava quando ia gravar os programas nos horários arrendados, nas emissoras locais.
- Entretanto, a única emissora disponível na cidade pertencia à Rede Brasil Norte, cujos donos impuseram como condição de venda a aquisição de todo o complexo, que compreendia várias estações de rádio e televisão. Não foi fácil! A igreja tinha que pagar mensalmente três vezes o valor de toda a sua arrecadação, e o atraso em apenas uma das mensalidades implicaria na perda total dos valores já pagos.
- A igreja, ombreada ao seu pastor, com muita oração e trabalho, viu seu esforço honrado pelo Senhor, que consolidou a sua vitória em 15 de março de 1995, quando a Igreja em Manaus quitou os compromissos assumidos com os antigos donos da Rede Brasil Norte, surgindo, assim, a Rede Boas Novas (RBN).
- Hoje, a Rede conta com estações de rádio, de televisão e canais de satélite.


: Homenagem:
- Graças ao bom relacionamento, o Pr. Samuel Câmara tem recebido reconhecimento de toda a comunidade evangélica no Estado do Pará e da sociedade em geral.
- Exemplo disso foi a homenagem que recebeu, em maio de 1998, da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, que o condecorou com a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo — a maior congratulação concedida anualmente às personalidades que se destacam na área social do Estado.
- No dia 5 de dezembro do mesmo ano, recebeu da Câmara Municipal de Belém o título de Cidadão de Belém.
- Em janeiro de 1999, a Prefeitura de Belém conferiu-lhe a Medalha de Honra ao Mérito Francisco.


: Observação
- Cresceu sem muito conforto, sendo a família composta ainda por mais três irmãos e duas irmãs. O espírito evangelístico sempre fez parte de sua vida, fundando vários trabalhos cristãos nas escolas onde estudou.
- A convite do Pr. Firmino da Anunciação Gouveia, assumiu a presidência da AD em Belém (PA), berço do Movimento Pentecostal no Brasil.
- Foi presidente dessa AD com a presença do presidente anterior, o pastor Firmino.

Nesta entrevista ele nos fala de seus propósitos como Presidente da CGADB e comenta sobre vários pontos em relação à nossa denominação.Vale a pena conferir.


01)- BLA-Diante de tantas conquistas ministeriais que o sr teve, o qual podemos ver por meio da mídia,também pelo Dicionário do movimento Pentecostal de Isael de araújo,lançado pela CPAD,o qual foi muito fiel aos registros históricos,fale para nós,qual conquista ministerial mais marcou sua vida?

Sem dúvidas foi poder iniciar uma rede de rádio e televisão há 15 anos atráz, a Rede Boas Novas, entretanto a vida pra mim é o futuro...
Creio que Deus tem muito mais vitórias, e o melhor do meu ministério se Deus me garantir a vida, ainda está por vir.


02)-BLA-Sou assinante do jornal Mensageiro da paz ,e como leitor assíduo, tenho visto,aliás não só eu, boa parte do povo assembleiano,que pouco se fala da igreja mãe em Belém por parte da CPAD, em relação ao trabalho que o sr tem feito por lá, como o sr enxerga essa situação,visto que o trabalho em Belém do Pará é um dos mais importantes das histórias das Assembléias de Deus no Brasil?

Lamento muito.

Isto é maior injustiça histórica com a nossa denominação. Inclusive querem comemorar um centenário, a única igreja no país que comemora o centenário é a igreja mãe. A Convenção quer dizer que o centenário é dela, isto não é verdade a CGADB foi fundada em 1930.


03)-BLA- Qual a sensação de ser um dos pastores sucessores da Igreja mãe em Belém do Pará onde nasceram as Assembléias de Deus no Brasil,tendo como Pioneiros homens valorosos como Daniel Berg e Gunnar Vingren,que fundaram nossa denominação?

Sou muito grato e honrado por Deus por ter me dado esse Privilégio.


04)-BLA-Como um dos Líderes que pode dar continuidade à liderança do orgão máximo de nossa denominação (CGADB),como o sr enxerga a ordenação de Pastoras dentro das Assembléias de Deus no Brasil?

Independente de ordenação, as mulheres são quem mais trabalha nas Assembléias de Deus, isto deve continuar...

Louvado seja a Deus pelas mulheres assembleianas!!!

Elas não precisam de ordenação para trabalhar e as vezes os homens são ordenados e não trabalham...

Quantos homens pastores que você conhece,que não cumprem com o seu ministério; e quantas mulheres sem o título são verdadeiras pastoras? Acho que Deus se agrada de quem trabalha para o seu Reino indenpendentemente do título...

 

05)-BLA-Como o sr analiza a preservação da doutrina pentecostal Clássica?

- Doutrina é imutável, visite a igreja em Belém-PA e comprove perguntando aos nossos membros e obreiros quais são os ensinamentos doutrinários que ministro todos os domingos e segunda na igreja-mãe.

06)-BLA-Qual o motivo que levou o sr a adotar outra revista de escola Dominical no 4°trimestre de 2007?

No 4º Trimestre de 2007?

porque o comentarista do trimestre havia feito 4 meses antes um artigo publicado no Mensageiro da Paz, que ofendeu a imagem dos pastores de Belém-PA entre eles o meu nome. Para o comentarista os pastores de Belém-PA são "baderneiros" entre outros adjetivos pejorativos.

Julgamos que o comentarista preconceituoso e político-eclesiático não tinha autoridade moral para ensinar nada aos membros das nossas igrejas.

Todos os 3º Trimestres a partir deste ano estamos fazendo uma Revista de Estudos Bíblicos sobre a História da igreja mãe, é muito boa. Isto continuará até o Centenário em 2011.

Caso queira adquirir uma me avise,creio que inclusive esta é uma matéria que deve ser melhor aproveitada no nosso curriculum.


07)-BLA-Quais as diretrizes que o sr tem em mente para o seu governo,em relação a CPAD no quesito,ensino,lições bíblicas?

Valorizar os atuais comentaristas e inserir novos.

O que já existe é bom, mais é um curriculum muito repetitivo.

Julgo que a pedagogia precisa ser mais comteporânea.


08)-BLA-Qual a posição do sr em relação a vários modismos neopentecostais como,benção de toronto e etc?

Veja na igreja que pastoreo se existe alguns destes modismos.

Sou doutrinariamente equilibrado, ainda deixo a minha familia como exemplo,pela Graça de Deus.


09)-BLA-O sr reconhece que muitas Assembléias de Deus tem aderido esses modismos e enxerga que precisa ser feito muita coisa para que o povo assembleiano não fique enganado,como por exemplo:

Mais divulgação por meio da lições bíblicas de uma forma mais clara?

Não creio que as lições biblícas é o melhor meio para isto.

Quem orienta ou permite tais acontecimentos são os líderes.

Creio que as nossas Convenções devem ser menos políticas, inclusive quando for eleições devemos votar pela internet, e nos reunirmos para assuntos doutrinários e de comunhão entre os pastores.

Isto nos unirá. Atualmente as Convenções só nos dividem, nossa principal motivação é de ir pra votar.


10)-BLA-Qual a posição do sr em relação a usos e costumes?

Sou equilibrado.

Os mais idosos me consideram liberal, e os mais mais jovens me consideram conservador, veja que coisa!!!

Sou do equilibrio!!!

Te garanto que um mês do ano eu sempre prego sobre usos e costumes no templo central em Belém durante o mês toda segunda-feira.

Temos tudo isto gravado, mas eu não gosto de divulgar o que faço...

gosto de fazer!!!

Te confesso que eu não sou fiscal de crentes, sou pastor, ensino e oriento o rebanho que Deus me confiou. Esta tarefa não é nada fácil nos tempos atuais.

O que me entristece é que tem muitos por aí que dizem que fazem cumprir os usos e costumes, mas já mudaram, as esposas já pinta o cabelo, estão fazendo cirugias plásticas e botox, etc...

Não sou contrário, só acho que se esse fosse o meu discurso tudo teria que ser como antes, ninguém poderia fazer nada disso.Por este motivo me considero equilibrado.


11)-BLA-O sr reconhece que é preciso ser mais discutido sobre esse tema,visto que ele é muito polêmico e tem causado muitas confusões na cabeça dos Assembleianos?

Acho que os membros só perdem tempo discutindo esse assunto porque não estão fazendo o que tem que ser feito, por exemplo: ganhando almas.

Faça um teste:

Quando você encontrar um grupo de crentes discutindo sobre usos e costumes, pergunte a eles: Quantos vidas você ganhou pra Jesus este ano?

Este assunto é de responsabilidade de cada pastor local. Por exemplo, o atual presidente da CGADB está à frente há 20 anos, a A. D. mudou muito estes últimos anos, a culpa das mudanças é dele?

Claro que não!!!

A responsabilidade é de cada pastor presidente. A Convenção Geral não é Convenção de igrejas, mas sim de ministros.


12)-BLA- Como o sr analiza o Pentecostalismo no Brasil e no mundo?


Sou muito otimista, quando falamos em pentecostalismo no mundo, não podemos falar de uma única denominação..."

Importa que o evangelho seja pregado"(FP 1.18), Sei que existem excessos em todas as nações, mas Deus tem colocado como nunca a humanidade em crise, e através dela o povo se voltará para Jesus!
Precisamos está atentos a sã doutrina.


13)-BLA-Temos visto que o neopentecostalismo, tem avançado bastante em nossa nação, e como presidente do orgão máximo de nossa Igreja,que prima pelo Pentecostalismo Clássico,qual o plano de governo do sr em relação ao mesmo?

É simples, o neopentecostalismo só cresce porque o lugar que nós deveriamos ocupar eles estão ocupando, exemplo:

mídia, ação social, música etc...

É só nos ocuparmos esses meios. Não podemos criticá-los somente, se eles crescem devemos aprender onde eles estão acertando e nós onde estamos errando.


14)-BLA-Em sua trajetória como Pastor,como e quando nasceu o desejo de ser o futuro Presidente da CGADB?
 
Não foi em nenhum momento específico, creio que este anelo foi nascendo porque Deus tem nos dado projetos e sonhos e não vejo que a atual gestão da CGADB os desenvolvem, portanto se os pastores da CGADB entenderem que podemos contribuir com projetos que priorizam evangelismo,missões e uma Rede de Rádio e Televisão da Assembléia de Deus, e muito mais...

estamos ai para concretizar esses projetos.


15)-BLA-Como se deu a ideia de colocar o tema de campanha de eleição do sr,''CGADB PARA TODOS"?

Já fiz parte da Mesa Diretora da CGADB, e comprovei que as decisões são tomadas a portas fechadas e com uma meia dúzia de líderes.

A nossa denominação é o que é, graças aos pastores que ainda andam com sapato meia sola, aqueles dirigentes de congregações que trabalham secularmente o dia todo e à noite cuidam do rebanho do Senhor.

E fico triste que os presidente das igrejas atribuam para sí e acham que podem tomar as decisões sozinhos. Por exemplo:

1- Taxa de R$ 108,00 só para participar de uma A.G.O. que é dever do ministro, isto é para os membros não participardas assembléias gerais.

2- Antes de ser candidato as A.G.O.s da CGADB tinham 3.000 ministros no máximo, a grande maioria de SP, 10 % dos pastores, isto é muito pouco, na última tivemos 9730 inscritos, agora a CGADB começou a ser pra todos. Que trazer os ministros a participarem ativamente dos eventos da nossa Convenção, ela não pode ser pra poucos deve ser pra todos.


16)-BLA- Deixe-nos uma palavra de reflexão para todos os convencionais que estaram na 39ªAGO aqui em Vitória,em terras capixabas...

Prepare sua mala, não se esqueçam que a incrição desta vez, o prazo máximo é dia 20 de Janeiro e processo da incrição é muito complicado,portanto façam já a sua incrição;

e vamos participar da maior festa de todos os tempos da nossa CGADB.

Alguns divulgam que lá será uma guerra, eu não creio que homens de Deus se reunam com esse espírito, vou paraVitória-ES para participar de uma festa assembleiana, independentemente do resultado final das eleições.

Com amor e oração!!

A Caminhada continua...



Daquele que ama a Assembléia de Deus e seus orgãos históricos.

CGADB E CPAD.

Nenhum comentário: