sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Brasil vive onda de crescimento enquanto economias maiores sofrem, diz "NYT"

Da Redação
Em São Paulo
O Brasil vive, no momento, sua maior expansão econômica em três décadas, enquanto as economias maiores estão em crise, diz uma reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal norte-americano "The New York Times" (assinantes do UOL têm acesso ao artigo na íntegra).

Este crescimento está sendo sentido em quase todas as partes da economia, criando uma nova classe de super-ricos e também um grupo ascendente na classe média, diz o jornal.

E é este crescimento, segundo o "NYT", que dá ao Brasil o poder de negociação maior com os Estados Unidos e Europa em assuntos do comércio global.

A reportagem sai em defesa do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e diz que, apesar dos temores dos investidores na época da eleição do petista em 2002, ele soube conduzir a economia com leveza e evitou os impulsos populistas dos líderes da Venezuela e Bolívia.

"O impulso da expansão econômica do Brasil deverá durar. Enquanto os Estados Unidos e partes da Europa enfrentam recessão e as conseqüências da crise imobiliária, a economia do Brasil exibe poucas das vulnerabilidades de outras potências emergentes", diz a reportagem.

Nenhum comentário: