quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

IMFORMÁTICA: 26% dos internautas chineses têm blogs, diz pesquisa.


da Efe, em Pequim

Um estudo sobre o uso de blogs na China revela que um em cada quatro internautas do país (47 milhões de um total de 180 milhões) escreve um blog, mas só 36% dos blogueiros atualizam suas páginas com freqüência.

Entretanto, a pesquisa, do Centro de Informação da Internet na China, publicada nesta quinta-feira (27) pela agência estatal Xinhua, mostra um aumento dos blogs em relação ao ano passado. Em setembro de 2006, eram cerca de 34 milhões, com um índice de atualizações de 30%.

A pesquisa atual aponta que a população blogueira ainda é reduzida em relação ao total nacional. São apenas 3,6% dos 1,3 bilhão de habitantes da China. Mas o número aumenta rapidamente desde que o primeiro blog chinês foi registrado, em 2002.

Os blogs na China se transformaram em importantes ferramentas de opinião em uma país onde a imprensa é fortemente controlada pelo governo, que também procura limitar o uso da internet.

As autoridades estudam a possibilidade de pedir a todos os autores de blogs na China que se registrem com nome e sobrenome real, gerando fortes protestos da comunidade internauta.

Alguns dos blogs da China estão entre os mais visitados do mundo, como o da atriz e diretora Xu Jinglei (blog.sina.com.cn/m/xujinglei), que chegou a estar no primeiro lugar do ranking mundial.


                  Luis Martins
                 Conferencista
          jornalgenesis@gmail.com
      www.jornalgenesis.blogspot.com

Nenhum comentário: