quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

CIÊNCIA E SAUDE: Sonda japonesa Kaguya inicia missão de exploração lunar


da France Presse, em Tóquio

A agência japonesa de exploração espacial Jaxa anunciou nesta quarta-feira (26) que a sonda Kaguya iniciou, como previsto, sua missão de reconhecimento do solo e das profundidades da Lua, uma vez realizados todos os controles logísticos.

A sonda Kaguya (o nome de uma princesa de um tradicional conto japonês) foi lançada em 14 de setembro pelo foguete H-2A e sua missão prosseguirá até o outono de 2008.

A sonda entrou em órbita lunar no início de outubro e se manteve numa órbita circular de observação, a cerca de 100 km da superfície lunar.

Desde então, a Jaxa realizou inúmeros testes para verificar o bom funcionamento dos 15 instrumentos de medição de bordo.

Depois do relatório de controle detalhado, foram registradas apenas duas pequenas anomalias que não colocam a missão em perigo e que a agência tem como corrigir. A sonda entrou, assim, em fase operacional.

Kaguya, dispositivo constituído por uma sonda principal e dois satélites anexos, tem como objetivo traçar uma cartografia lunar, observar a distribuição de minerais e outros elementos sobre o solo e em seus subterrâneos.

A sonda também deverá avaliar os fenômenos magnéticos lunares e inteirar-se do comportamento das partículas energética e plasmas.


--
                  Luis Martins
                 Conferencista
          jornalgenesis@gmail.com
      www.jornalgenesis.blogspot.com

Nenhum comentário: