sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Ciênci e Saúde: Nasa adia pela terceira vez o lançamento da nave Atlantis.


 Folha Online

As autoridades da Nasa (agência espacial americana) decidiram adiar mais uma vez o lançamento do ônibus espacial Atlantis, marcado para 10 de janeiro.

A nave partirá em uma missão para instalar e ativar o módulo europeu Columbus na ISS (Estação Espacial Internacional).

O adiamento pode ser de vários dias ou várias semanas, disseram fontes da agência espacial.

A missão tinha sido programada inicialmente para 6 de dezembro. Um problema no sistema de sensores do tanque externo da nave adiou o lançamento para 9 de dezembro. Em seguida, houve um novo adiamento, dessa vez para 3 de janeiro.

Pouco depois, a Nasa anunciou que o lançamento seria adiado até 10 de janeiro para dar férias à tripulação e ao pessoal da agência espacial.

Um comunicado da agência espacial explicou que seus engenheiros se reuniram nesta quinta-feira (27) e decidiram corrigir o sistema. Para isso, terão que destampar parte da cobertura isolante do tanque externo.

"Não se sabe quanto tempo demorarão. Os diretores avaliarão o processo antes de marcar uma nova data de lançamento", disse o comunicado.

Numa entrevista coletiva no Centro Espacial Kennedy, o diretor do programa de naves da Nasa, Wayne Hale, disse que ainda não há "uma data de lançamento".

"Detectar e resolver o problema poderia demorar alguns dias ou semanas", acrescentou.

"Já se lhes exigiu muito este ano e muito mais se lhes exigirá em 2008", manifestou Hale naquela época.

Com 11 dias de duração, para a missão do Atlantis estão programadas três caminhadas espaciais. Nelas será instalado e ativado o Columbus, a contribuição européia mais importante ao complexo.

Leia mais

 
                  Luis Martins
                 Conferencista
          jornalgenesis@gmail.com
       www.jornalgenesis.blogspot.com

Nenhum comentário: